Ir para o conteúdo

O QUE FAZEMOS - Assorev - Casa de Bethania

ASSOREV
Pular menu
ASSOREV
ASSOREV
ASSOREV
Pular menu

O QUE FAZEMOS

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO EM COMUNIDADE TERAPÊUTICA

Objetivo:
Acolher voluntariamente pessoas do sexo masculino com transtorno decorrentes de uso nocivo ou dependência de substâncias psicoativas com potencial de abuso (álcool e outras drogas) na modalidade de comunidade terapêutica, possibilitando a sua recuperação e reinserção social.

Público Alvo:
Dependentes químicos, do sexo masculino, com idade a partir de 18 anos, residentes no município de Ibiraci/MG e região.
O programa de tratamento na Casa de Bethânia é individualizado, de adesão voluntária daqueles sofrem com transtornos por uso de substâncias e que decidem viver em uma Comunidade Terapêutica por um período de 09 meses.
Com suporte técnico multiprofissional, cuidados em saúde e vivências comunitárias diversas, estes constroem seu projeto terapêutico individualizado, norteado pelo retorno ao convívio social e a restituição da vida saudável em comunidade.
A equipe multidisciplinar também atua junto à rede pública de serviços socioassistenciais, de saúde, grupos de mútua ajuda e parceiros da sociedade civil do município, de forma a garantir a efetividade e a continuidade das ações.
A vida em comunidade, no ambiente da comunidade terapêutica, faz parte do método que proporciona, a partir do acolhimento voluntário, oportunidades de viver um novo estilo de vida, em local protegido, cuidados em saúde e psicossocial, vivências em comunidade e experiências de espiritualidade em um processo de autoconhecimento.

Metodologia:
A metodologia de tratamento da Assorev é baseada em atividades terapêuticas de autocuidado, autoconhecimento, sociabilidade, espirituais, físicas e psicológicas, além do programa de 12 Passos.
 1º ao 3º mês é a fase de adaptação, desintoxicação, autocuidado e motivação ao tratamento.
 4º ao 6º mês é trabalhado o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades sociais.
 7º ao 9º mês é trabalhado a prevenção à recaídas, a reinserção social e o fortalecimento de vínculos.
 9º mês o acolhido recebe alta terapêutica e orientações para manutenção de sua sobriedade.

Os familiares dos acolhidos participam de um grupo de apoio semanal oferecido pela Assorev, com objetivo de prepará-los para acolher o seu familiar dependente químico após o tratamento, assim como, fortalecer.

Assista aos depoimentos
PREVENÇÃO

Objetivo: desenvolver um trabalho preventivo junto aos jovens através de atividades que promovam a disciplina, o aprendizado, a profissionalização e o lazer, mudando sua perspectiva de vida e proporcionando inclusão social.
Público Alvo: adolescentes de 12 a 16 anos e seus respectivos familiares

A Unidade de Prevenção Dr. Baldoíno Antônio Rodrigues atualmente possui 02 projetos de prevenção em andamento:
• Projeto Guarda-Mirim - desenvolvido no horário contrário ao escolar com adolescentes de baixa renda, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 16 anos, matriculados no ensino regular e residentes no município de Ibiraci e seus respectivos familiares, visando a inserção desses jovens no mercado de trabalho como aprendizes.

• Projeto Oficinas Educativas - realizado no contra-turno escolar para adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 11 e 17 anos, por meio de oficinas de capoeira, informática e violão.
Ambos os projetos têm como objetivo a promoção da vida saudável que acontece através de relações saudáveis, atividades e vivências diversas nas áreas da arte, cultura, cuidados com o meio ambiente, esportes, cidadania, preparação para o trabalho, ocupação dos espaços públicos da cidade e forte atuação junto às famílias dos atendidos.

Oficinas e Palestras:
• Música: Violão
• Profissionalização: Informática
•Esporte, Cultura e Lazer: Capoeira
•Palestras mensais de cunho informativo, cultural, ético e social




Rua Benedito Costa, 165 - Alto da Boa Vista
Ibiraci - MG     CEP: 37990-000
casadebethania@yahoo.com.br

Criado por Catma
ASSOREV
Voltar para o conteúdo